quarta-feira, 8 de abril de 2009

"A Sonbra da Cruz"


'Pai, se queres, passa de mim este cálice; contudo, não se faça a Minha vontade, e, sim, a tua' Lc 22.42
Aquela noite no Getsêmani, foi a mais terrível noite que um ser humano pôde viver. Getsêmani, quer dizer, literalmente o 'lugar onde a oliva é esmagada'. Naquele lugar onde a oliva é esmagada para prover azeite, o senhor jesus foi também esmagado para prover o azeite capaz de curar as chagas do pecado.
A vida de Cristo foi sempre acompanhada pela sombra da cruz. Ele sabia, desde criança, por que tinha vindo ao mundo. Teria que chegar o dia, mais cedo ou mais tarde, em que Sua vida seria oferecida pelo pecado da humanidade.
Quando Jesus foi apresentado no Templo como um nenê, Simeão disse: 'Eis que este menino está destinado tanto para ruína como para levantamento de muitos em Israel'. Lc 2.34. E ao longo de Sua vida, jesus falou constantemente de Seu sacrifício. Em Jo 3.14, Ele disse: 'E do modo por que Moisés levantou a serpente no deserto, assim importa que o filho do homem seja levantado'> Em Jo 10.11, Ele afirma: 'Eu sou o bom pastor. O bom pastor dá a vida pelas ovelhas.' E aos Seus discípulos Jesus anunciou: 'É necessário que o Filho do homem sofra muitas coisas, seja rejeitado pelos anciãos, pelos principais sacerdotes e pelos escribas; que seja morto e no terceiro dia ressuscite'. Lc 9.22
Por isso o Getsêmani não O tomou de surpresa. Mas jesus tremeu. Ali tinha que ser confirmada a decisão de entregar sua vida pelo homem. valeria a pena fazê-lo? Aproveitaria o ser humano a grande oferta de Seu amor?
Nunca podemos esquecer que Jesus era plenamente Deus e plenamente homem, e como homem tinha medo de morrer porque abrigava em Seu ser o instinto de conservação. Não foi um louco suicida que deu a vida por nós. Foi Jesus na plenitude de Suas faculdades, mas incendiado por um amor incompreendido. Tremeu. Sofreu. Clamou a Seu pai por outro plano para salvar o homem. mas não havia. Ele era a única Pessoa que poderia fazer algo para remediar a situação a que o pecado tinha submetido a raça humana.
Eu nunca poderei entender as horas intermináveis daquela noite no Getsêmani. Seu sofrimento, embora físico, não era o que despedaçava Seu coração. O que angustiava Sua alma era saber, que apesar de tudo, haveria milhares e milhares de pessoas que não quereriam aproveitar o Seu sacrifício de amor.
O que mais pode fazer um pai para salvar o filho, senão entregar a própria vida? O que mais poderia ter feito jesus para que você não andasse pela vida carregando essa sensação de vazio e desespero?
Medite nisso!
Bp. Natanael - JTE

5 comentários:

  1. A paz Rev. não tem como eu te adicionar como membro, preciso do seu e-mail para fazer o pedido, o conselho federal de teologos está com uma promoção boa para este mês, dá uma olhada lá. Fica na Paz! mjrodrigues
    meu e-mail:pastormjrodrigues@hotmai.com

    ResponderExcluir
  2. Graça e Paz amado!!!
    Olha o meu e-mail é natanaelteologia@yahoo.com.br.
    Fico realmente agradecido por me orientar e estou ao seu inteiro dispor. Deus seja com tua vida sempre!!!
    Abraços...

    ResponderExcluir
  3. Pessoal... graça e Paz sejam com todos Vcs!
    Olha, eu tive q dar um tempinho aqui e por esta razão não postei outras Pastorais e outros comentários. Voltarei dentro em breve... me aguarde pq terei novidades.
    Abraços..

    ResponderExcluir
  4. Meu apostolo eu enviei uma palavra e pedindo o material para eu fazer divulgação desse novo trabalho e dessa nova tarefa como servo e mordomo,apostolo eu tenho vivido momentos tremendos e Deus tem confirmado os seus sinais o meu email é pst.jailson@oi.com.br

    ResponderExcluir