quarta-feira, 1 de abril de 2009

"Nosos sonhos podem se realizar"

Como seres humanos nós temos limites. Chegamos, às vezes, a um ponto que não podemos mais passar. As barreiras parecem intransponíveis. Em algumas ocasiões pensamos até em desistir.



Há ainda as pessoas que colocam algo como meta e o resto não importa. Os meios, os instrumentos para se chegar ao objetivo não importam. Atropelamos as pessoas. Assim, a ética, os valores do Reino são deixados de lado.



A história de José nos ensina muitas coisas. Aprendemos com ele que os sonhos podem ser realizados. Sonhos que vêm do Espírito Santo. Não os sonhos que são mais delírios e vêm de uma mente carnal, muitas vezes, egoísta.



Mas essa história nos traz muitas lições também para o nosso dia-a-dia. José teve princípios para pautar sua caminhada.



Aprendemos, entre outras coisas:



1. Nem sempre teremos a aprovação das pessoas em nossos ideais e sonhos.

Os irmãos de José o odiaram por causa dos seus sonhos (Gn 37.4). Eles tinham ciúmes (Gn 37.11). José se sentia só e era ridicularizado.

Seu pai que o amava chegou a repreendê-lo (Gn 37.10).

Nem sempre também teremos a compreensão das pessoas que nos amam ou estão ao nosso redor.

A reprovação das pessoas não sognifica necessariamente que estamos no caminho ou mesmo do lado errado. Não significa que Deus não está nos abençoando.

Os profetas geralmente remaram contra a 'maré', estiveram na 'contramão da história'. Jeremias foi um dos que teve o 'ibope' baixo junto ao povo, mas alto diante de Deus. O importante é fazer a vontade de Deus.



2. Nem sempre teremos facilidades na caminhada para atingir nossos sonhos.

As portas não estaram sempre abertas para nós. No princípio pode dar tudo errado. Até chegar a ser governador, José passou por situações desumanas: foi vendido (Gn 37.28), caluniado (Gn 39.17-18) e preso injustamente (Gn 39.20).

Como sabemos o final da história de José, aprendemos que não podemos desistir diante dos obstáculos. Eles não são sinônimos de reprovação de Deus.

Jesus e Paulo enfrentaram grandes barreiras e mesmo assim Deus estava com eles.

Os sonhos colocam o futuro diante de nós e nos estimulam a olhar para a frente. Eles nos estimulam a prosseguir, a lutar e a ter esperança de vitória.



3. Devemos evitar o racionalismo e o emocionalismo.

A razão iluminada pelo Espírito Santo nos conduz à verdade. Por si só, porém, ela não leva a nada. Nem podemos também caminhar pela emoção.

José deu valor aos seus sonhos. Algo muito simples que uma mente com espírito de grandeza não dá valor.

Deus nos fala nas coisas simples: no sorriso da criança, no cantar dos pássaros, no cair da folha, no sofrimento do oprimido, na chuva quer caí...

A fé enxergará a ação de Deus no deserto, nas tempestades. Eliseu pediu a Deus que mostrasse ao seu moço que ele não deveria temer, pois havia um exército do Senhor ao lado deles naquele momento da ação do inimigo (2Rs 6.15-16).



4. Devemos ter cuidado com o imediatismo.
Não devemos querer apressar o plano de Deus que tem o momento certo para agir. Vivemos em uma época que queremos ver logo os resultados. A internet nos liga imediatamente com o mundo. Os computadores trazem logo resultados. Mas nem sempre é assim na nossa caminhada cristã.
Do sonho de José (Gn 37.7) até ele chegar a ser governador do Egito (Gn 42.9), muita 'água passou debaixo da ponte', muita coisa aconteceu.
Deus na Sua infinita sabedoria coordena todas as coisas.
Devemos fazer a nossa parte e ter confiança no amor de Deus por nós. O resto Ele fará.

5. O plano de Deus Vai além dos nossos projetos pessoais.
Devemos entender que Deus pode nos usar individualmente, mas a Sua intenção maior é salvar o mundo e restaurar todas as coisas. Por sermos usados não quer dizer que seremos os únicos abençoados. Devemos ter cuidado com o individualismo que gera egoísmo e espírito de grandeza.
Revelações e sonhos que apontam para o nosso sucesso pessoal, em prejuízo de outras pessoas, devem ser rejeitados.
Estão mais para delírio de grandeza do que para direção de Deus.
O Senhor agiu em José para conservar a sucessão em Israel e para preservar a vida do povo de Deus (Gn 45.7).

6. Seremos sempre mais do que vencedores.
Para a nossa sociedade, ser vencedor é ganhar a corrida de fórmula 1. É ganhar o concurso de beleza por causa do nosso belo corpo. É ser eleito como político por ter o maior número de votos. No Reino de Deus não é assim. Para Jesus, os últimos serão os primeiros. Nosso síbolo de vitória é a Cruz.
Paulo disse que aprendeu a viver contente em toda e qualquer situação. Sabia estar honrado e humilhado, na fome ou fartura. Essa vida vitoriosa ele conseguiu através da graça do Senhor (Fp 4.12-13).
José também foi mais que vencedor. Nós também podemos ser. Siga esses princípios que eles serão úteis em sua caminhada. Os seus sonhos serão realizados.

Pense bem...

2 comentários:

  1. Voce é um homem abençoado.
    Porque?
    Releia o que voce escreveu é maravilhoso.
    Muita Paz e Luz na sua vida.
    Deus tem muitas moradas, eu acredito.
    Abraços Fraternais.

    ResponderExcluir
  2. oi td bem com vc....
    q Deus te conforte sempre...
    um abraço!!!
    flor de liz

    ResponderExcluir